segunda-feira, 15 de outubro de 2012

~ Agora vamos aprender a fazer os shorts customizados '

Hoje vou ensinar o passo-a-passo de como fazer seu shorts em Ombré usando duas cores, o laranja e o amarelo. Vi diversos modelos na internet e algo que deixa o seu shorts personalizado com cara de "sai da loja pronto" é fazer o degradê de cores, mesmo que seja duas. É super fácil mas requer tempo se for sua primeira vez, pois sendo a minha eu demorei cerca de 2 horas ou um pouco mais!

Então vamos lá!! As tintas usadas foram a TingeCor da Guarany para algodão(Pois não achei cores bonitas para jeans). Como não é próprio para jeans. 


Você vai precisar de:
.Panela larga
.Colher de metal(Usei de primeira a de madeira para a cor laranja e manchei ela toda haha)
.Uma segunda panela - para deixar o shorts enquanto acrescenta mais pó.




Dica: A cor laranja é forte e por esse motivo usei mais água que o indicado e menos corante, sobrando metade do potinho.

Medida de água: 1,5 litro (Espere a água ferver e depois jogue o corante);
Corante: a medida de um dedo seu inicialmente.

1º Passo: Depois da água fervida, jogue uma pequena quantidade de corante(Bem pouca mesmo) para a primeira camada do ombré. 

2º Passo: Mergulhe seu shorts um pouco mais da metade, pois quando for usar o corante amarelo a ideia é juntar sutilmente as duas cores. Coloco o shorts na panela e deixe essa primeira camada por 10 minutos, com fogo baixo.

3º Passo: Depois de 10 minutos, retire o shorts(Toda vez que retirar o shorts, acrescente a panela mais 300ml de água) e coloque na panela vazia ao lado e despeje um pouco mais de corante para a segunda camada. 

4º Passo: Dessa vez coloque o shorts de molho um pouco mais abaixo da linha já tingida. Deixe submerso por 10 minutos.

5º Passo: Retire o shorts e acrescente corante até deixar metade dele no pote(Quantidade ideal para atingir essa tonalidade).


6º Passo: Essa é a última camada e por isso mergulhe pouco tecido para dar esse efeito ombré. O tempo ideal foi de 15 minutos.

Até então ele ficou assim:

Agora para o corante amarelo, foi necessário somente duas camadas, pois havia sobrado pouco tecido branco. Se for usar a mesma panela, é necessário lavar para não manchar. Como a cor é mais fraca, usei o potinho inteiro e a mesma quantidade em água(1,5litro), acrescentando mais 300ml toda vez que retirava o shorts para colocar mais corante.

7º Passo: Jogue um pouco menos da metade do potinho de corante em água fervendo. Abaixe o fogo e coloque o shorts deixando 15 minutos. 


8º Passo: Tire o shorts e adicione o resto do corante na panela. Deixe o shorts de molho por 15 à 20 minutos.
OBS:Comecei a perceber que a parte de trás do shorts estava meio manchada por não ter pego muito cor, então dividi o tempo entre frente e as costas do shorts(Por exemplo:15min, divididos: 8 minutos de frente e 6 de costas).

Depois é só tirar da panela e deixar secar no varal. Depois de seco aí sim você pode lavar naturalmente.

O que acharaaam? :D

Um comentário: